Política de Privacidade e cookies
Nuevo - Política Privacidad y Cookies
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES
INFORMAÇÃO LEGAL E ACEITAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES
É nossa intenção informá-lo/a através da nossa Política de Privacidade e Cookies do tratamento que realizaremos sobre os dados que nos faculte no processo de registo, aos que possam ser gerados no uso do website www.saba.pt (doravante “website”) e da aplicação SABA (doravante “App”), bem como os dados tratados no processo de aquisição e prestação dos serviços e produtos.
A utilização do website/App implica a aceitação da presente Política de Privacidade e Cookies. A SABA reserva-se a faculdade de modificar ou atualizar a qualquer momento a presente Política de Privacidade e Cookies, notificando os Utilizadores registados de qualquer modificação e sendo aplicável desde a data indicada na mesma.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
1. INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE A PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO
SabaPortugal – Parques de Estacionamento, S.A.
Além disso, se adquirir um serviço ou produto: a empresa titular do parque de estacionamento que te será informada durante o processo de compra.
FINALIDADES
• Gerir o registo de utilizador no website/App;
• Apresentar-lhe os parques de estacionamento mais próximos da sua localização;
• Gerir a aquisição de serviços ou produtos através do website/App;
• Gerir e executar a prestação dos serviços ou produtos contratados;
• Cumprir as obrigações legais aplicáveis;
• Caso tenha dado o seu consentimento, enviar-lhe comunicação sobre serviços ou produtos de outras empresas com as quais colaboramos e que possam ser do seu interesse, relacionadas com o setor da mobilidade automóvel.
LEGITIMIDADE
• Para gerir o registo de utilizador no website/App: consentimento do utilizador;
• Para apresentar-lhe parques de estacionamento mais próximos: consentimento do utilizador;
• Para a aquisição de serviços ou produtos, bem como para a execução dos mesmos: execução do contrato;
• Para os tratamentos necessários a fim de cumprir as obrigações legais da SABA: cumprimento de obrigações legais;
• Para informá-lo acerca de outros serviços ou produtos da SABA ou de terceiros e enviar-lhe comunicações personalizadas: consentimento do interessado.
DESTINATÁRIOS
Os seus dados não serão cedidos a terceiros, salvo obrigação legal ou salvo se tal cessão seja necessária
para a execução do contrato.
Poderão ter acesso aos dados pessoais os prestadores de serviço da SABA que esta contrate e que tenham a qualidade de subcontratante do tratamento, atuando sempre em conformidade com as instruções da SABA.
DIREITOS
Poderá exercer os seus direitos de acesso, retificação, oposição, apagamento, limitação do tratamento e portabilidade dos dados nos casos e nas condições previstas na lei aplicável através do seguinte endereço: dpo.saba.pt@saba.eu. Caso tenha prestado o seu consentimento para as finalidades acima descritas, pode retirá-lo a qualquer momento.
MAIS INFORMAÇÕES
Nos pontos seguintes da Política de Privacidade e Cookies.
2. QUEM É RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DOS SEUS DADOS?
A SABAPORTUGAL – PARQUES DE ESTACIONAMENTO, S.A., com sede na Rua de Ceuta, n.º 43, 2.º, 4050-191 Porto, pessoa coletiva número 501 737 855, é responsável pelo tratamento dos dados pessoais que nos faculte no processo de registo, aos que possam ser gerados no website/App, bem como os dados tratados no processo de aquisição e prestação dos serviços e produtos.
Caso deseje adquirir um serviço ou produto, no processo de compra será informado sobre a identificação da sociedade com a qual contrata em função do parque de estacionamento, que será a entidade responsável pelos seus dados dados pessoais, tratando-os em conformidade com a presente Política de Privacidade.
A SABA designou um Encarregado de Proteção de Dados (Data Protection Officer – DPO) ao qual se poderá dirigir para realizar consultas sobre o tratamento dos seus dados através do seguinte endereço eletrónico: dpo.saba.pt@sabagroup.com ou por correio postal para a morada acima indicada.
3. COM QUE FINALIDADES TRATAMOS OS SEUS DADOS? Registo como Utilizador do website/App
Ao registares-te como utilizador no website/App, os teus dados serão tratados com a finalidade de gerir o seu registo como Utilizador no website/App e os serviços de que dispõe como Utilizador do website/App, aos quais pode aceder através da sua área privada do website/App.
Caso o deseje, pode utilizar as tuas contas já criadas nas redes sociais para te registares como Utilizador no website/App. Neste caso, os terceiros partilharão os seus dados pessoais com a SABA. Para facultar o acesso e a importação dos dados, deverá identificar-se e autenticar-se na rede externa a partir da qual serão extraídos os seus dados. Recomendamos que reveja as condições de utilização e política de privacidade das redes a partir das quais irá importar os dados. Uma vez que os dados tenham sido importados e incorporados na conta de registo, os dados do Utilizador serão tratados pela SABA com as finalidades descritas na presente Política de Privacidade.
O registo como Utilizador pressupõe que possamos enviar-lhe comunicações de transação, operativas e informativas.
A base jurídica para estes tratamentos de dados é o seu consentimento, concedido no processo de registoao aceitar a Política de Privacidade e Cookies e, caso aplicável, ao autorizar a utilização dos seus dados de acesso em terceiros para registo na SABA.
Apresentar-lhe parques de estacionamento mais próximos da sua localização
Caso o autorize, através do website e da App, poderemos utilizar os seus dados de localização para sugerir um parque de estacionamento mais próximo. Será sempre solicitada autorização para aceder à sua localização.
Para a correta utilização da App, recomenda-se que ative a geolocalização, com a finalidade de que a App possa sugerir um parque de estacionamento mais próximo. Os dados utilizados serão as coordenadas.
A base jurídica para estes tratamentos de dados é o seu consentimento, concedido ao permitir o website e a App o acesso à sua localização. Em qualquer momento poderá modificar a configuração e cessar a autorização para a utilização da sua localização.
Aquisição e prestação de serviços ou produtos
Caso adquira serviços ou produtos através do website/App, os seus dados serão tratados para gerir a compra, prestar os serviços ou produtos, processar o pagamento e, quando aplicável, emitir a fatura e/ou recibo.
A aquisição e prestação de serviços ou produtos pressupõe que que possamos enviar-lhe comunicações de transação, operativas e informativas, bem como gerir as suas consultas e pedidos por outros canais.
Para processar o pagamento, será necessário que introduza o número do seu cartão de crédito, contudo o pagamento é realizado através de uma plataforma de pagamento segura de um terceiro, pelo que a SABA não trata essa informação.
No caso de não prestar os dados solicitados, ou prestação de dados inexatos ou incompletos, poderá ocasionar-se a impossibilidade de prestar os serviços ou produtos contratados de forma adequada. Assim, recomendamos que seja responsável pela veracidade dos dados facultados, bem como por comunicar á SABA qualquer alteração aos mesmos.
Quando tiver adquirido um serviço ou produto, os seus dados serão tratados para poder prestar-lhe o serviço contratado:
• Se o serviço requeira a assinatura de um contrato, o contrato incluirá a informação sobre o tratamento dos seus dados pessoais com a finalidade de lhe prestar o serviço;
• Se o produto ou serviço não requerer a formalização de um contrato, poderá encontrar informação sobre o tratamento dos seus dados pessoais nas regras de uso e funcionamento do parque de estacionamento, disponíveis em cada parque.
De um modo geral, os tratamentos de dados necessários para a prestação dos serviços são:
• Gestão da relação contratual: os seus dados serão tratados para a formalização do contrato, gestão administrativa, económica e fiscal associada ao mesmo, incluindo a gestão de cobrança;
• Sistema de videovigilância: os parques de estacionamento estão dotados de um sistema de videovigilância conforme sinalização constante dos respetivos parques, com o fim de efetuar uma gestão operacional do parque e garantir a segurança de pessoas e das instalações;
• Sistema de leitura de dispositivos Via Verde: é possível aceder aos parques de estacionamento mediante a utilização do seu dispositivo Via Verde como meio de pagamento. Caso seja avençado, poderá utilizar o seu dispositivo como meio de acesso. Caso não deseje utilizar o seu dispositivo Via Verde pode: i) retirar o dispositivo emissor, ii) selecionar a opção disponível na máquina de acesso para retirar um ticket se for cliente de rotação ou iii) solicitar à SABA ou à Via Verde a sua inclusão numa listagem que fará com que o seu dispositivo Via Verde não volte a ser reconhecido ao entrar no respetivo parque de estacionamento se for cliente avençado;
• Qualquer outro tratamento de dados que possa resultar da prestação do serviço ou produto, tais como a gestão de reclamações, gestão de sinistros, entre outros.
A base jurídica para o tratamento de dados é a relação contratual, que requer o tratamento dos seus dados para a sua execução.
Envio de comunicações comerciais sobre produtos e serviços do seu interesse
Caso expressamente o consinta, os seus dados pessoais poderão ser tratados para enviar-lhe informação selecionada, por qualquer meio, sobre ofertas e promoções de serviços ou produtos das empresas do grupo SABA ou empresas terceiras que prestam serviços relacionados com o setor da mobilidade automóvel ou que prestam serviços relacionados com o estacionamento. Para este efeito não comunicaremos os seus dados a terceiros uma vez que a informação ser-lhe-á comunicada a partir da SABA.
Se o consentir no processo de contratação de uma avença, os seus dados pessoais poderão ser utilizados para elaborar perfis individualizados e enviar-lhe informação personalizada, por qualquer meio, sobre ofertas e promoções de serviços ou produtos das empresas do grupo SABA ou empresas terceiras que prestam serviços relacionados com o setor da mobilidade automóvel ou que prestam serviços relacionados com o estacionamento. Caso esteja disponível, poderão incorporar-se ao perfil que seja elaborado os dados que se indicam abaixo, assim como os que tiver facultado diretamente ou os que sejam criados durante a sua utilização dos serviços ou produtos da SABA, de outras empresas do grupo SABA ou de terceiros: dados de contacto (como o nome, endereço, email); informação adicional (como preferências); histórico do cliente (como os dados de compra); dados do veículo (como os dados de matrícula ou uso da App SABA); dados recolhidos através do website/App.
A base jurídica para as finalidades comerciais é o seu consentimento, formalizado no processo de registo ou, caso aplicável, na documentação de contratação de uma avença ao ter selecionado a opção correspondente.
Envio de inquéritos de satisfação
Os seus dados poderão ser tratados para o contactarmos para saber qual a sua opinião sobre os produtos ou serviços contratados. A base jurídica para o tratamento dos dados é o interesse legítimo da SABA.
Pode opor-se a qualquer momento a este tratamento de dados, exercendo o seu direito de oposição enviando uma comunicação por correio eletrónico para dpo.saba.pt@sabagroup.com.
4. A QUEM COMUNICAREMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
Caso não Adquira nenhum serviço ou produto os seus dados não serão comunicados a terceiros. Caso contrário, os seus dados poderão ser comunicados às seguintes entidades:
• À entidade que gere a plataforma de pagamento, com a finalidade de processar o pagamento, sendo a base jurídica o desenvolvimento da relação contratual;
• Às administrações, autoridades e demais entidades públicas, órgãos de polícia, tribunais e entidades de resolução alternativa de litígios, quando legalmente exigido;
• Entidades seguradoras quando ocorram sinistros nas instalações da SABA ou de terceiros e tal se mostre necessário;
• A empresa do grupo SABA responsável pela prestação do serviço ou produto contratado, em função da localização do parque de estacionamento, que será identificada no momento da compra, com a finalidade de prestar o serviço ou produto;
• Caso o serviço ou produto contratado o requeira, os seus dados poderão ser comunicados a outras sociedades do grupo SABA com a finalidade de aplicar políticas de fidelização próprias do serviço (este aspeto estará descrito no contrato específico que deverá ser formalizado);
• Em qualquer outro caso nos termos exigidos pela lei ou caso seja necessário para o correto desenvolvimento da relação contratual.
Em qualquer caso, poderão ter acesso aos seus dados pessoais os fornecedores de serviço que a SABA contrate ou que assumam a função de Subcontratante. Estes fornecedores levarão a cabo os tratamentos de dados pessoais conforme as instruções da SABA, exigindo-se em qualquer caso de forma expressa que os fornecedores cumpram a legislação em vigor e implementem medidas técnicas e organizativas adequadas para garantir a confidencialidade da informação. Estes terceiros colaboram com a SABA para a prestação de serviços relacionados com sistemas de informação, gestão de cobranças, marketing e serviços profissionais.
5. DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAREMOS OS SEUS DADOS?
Os dados facultados para efeitos de registo no website/App serão conservados até que decida cancelar a sua conta. Pode cancelar a sua conta através do website acedendo à sua área privada ou enviando um correio eletrónico para dpo.saba.pt@saba.eu.
Ainda que decida cancelar a sua conta, se tiver adquirido um serviço ou produto ou se prevalecer outro motivo legítimo, conservaremos os seus dados bloqueados durante os prazos previstos na lei aplicável. Decorridos tais prazos de conservação, procederemos ao seu apagamento.
6. COMO PROTEGEMOS OS SEUS DADOS?
A SABA está empenhada na segurança da informação e adotou medidas de segurança de cariz técnico e organizativo para evitar a alteração, perda, mau uso, tratamento e acesso não autorizado ou roubo da mesma, em função do estado da tecnologia.
7. DE QUE DIREITOS DISPÕE RELATIVAMENTE AOS SEUS DADOS PESSOAIS?
Poderá, a qualquer momento, exercer os seus direitos, bem como revogar os consentimentos prestados quando aplicável e nos termos da lei em vigor.
• Direito de acesso: permite confirmar se tratamos os seus dados pessoais, e em caso afirmativo, quais;
• Direito de retificação: permite que nos ajude a corrigir erros e modificar os dados que possam resultar inexatos ou incompletos;
• Direito de apagamento: permite que solicite o apagamento dos seus dados, acarretando a que a SABA cesse de tratar os dados, salvo obrigação legal para a sua conservação, sendo neste caso bloqueados, ou caso prevaleçam motivos legítimos para o seu tratamento;
• Limitação do tratamento: permite que, em conformidade com as condições estabelecidas legalmente, o tratamento dos dados seja limitado, podendo não obstante conservar-se os dados bloqueados para atender a reclamações ou exercício de defesa junto de processos e/ou procedimentos administrativas e/ou judiciais;
• Direito de oposição: permite que nos solicite que cessemos o tratamento dos dados pessoais, sobre os quais consideramos dispor de um interesse legítimo para o seu tratamento, por exemplo, para a realização de ofertas de produtos ou serviços. Cessaremos de tratar os seus dados, salvo motivos legítimos imperiosos, ou salvo sejam necessários para atender a reclamações ou exercício de defesa junto de processos e/ou procedimentos administrativas e/ou judiciais, sendo nestes casos bloqueados;
• Portabilidade: permite que receba os seus dados pessoais em formato estruturado, de uso comum e leitura mecânica para que possa transmiti-los a outro responsável pelo tratamento;
• Retirar o consentimento: permite os seus dados cessem de ser tratados para uma finalidade para a qual previamente tenha prestado o seu consentimento, por exemplo para a receção de comunicações comerciais de empresas terceiras com as quais colaboramos.
Para tanto, poderá contactar a SABA para a morada acima indicada ou dirigindo uma comunicação por correio eletrónico ao Encarregado de Proteção de Dados para o endereço dpo.saba.pt@saba.eu.
Além disso, se considerar que foi praticada uma violação da legislação aplicável em matéria de proteção de dados relativamente ao tratamento dos seus dados pessoais, pode apresentar uma reclamação junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados
POLÍTICA DE COOKIES
1. O QUE SÃO COOKIES?
Os cookies são pequenos ficheiros que se instalam num equipamento (computador, smartphone, tablet) a partir daquele com o qual se acede a um website e nos quais se procede ao armazenamento de informação. Existem dois tipos de cookies:
- Consoante a entidade que gere o equipamento ou o domínio a partir do qual se enviam cookies e se tratam os dados obtidos:
o Cookies próprios: aqueles que se enviam ao equipamento do utilizador a partir de um equipamento ou domínio gerido pela SABA e a partir do qual se presta o serviço solicitado pelo utilizador;
o Cookies de terceiros: são os cookies enviados para o seu equipamento a partir de um equipamento ou domínio que não é gerido pela SABA, mas sim por outra entidade que trata os dados obtidos através dos cookies.
- Consoante o prazo de tempo que permanecem ativos no equipamento terminal:
o Cookies de sessão: são destinados a recolher e armazenar dados enquanto o utilizador acede a um website e permanecem no equipamento do utilizador durante a visita (por exemplo, até que feche o navegador e finalize a visita);
o Cookies persistentes: são aqueles que se armazenam no equipamento e podem ser acedidos e tratados durante um período definido pelo responsável do cookie, e que pode ir de alguns minutos a vários anos.
- Consoante a finalidade para a qual se tratam os dados obtidos através de cookies:
o Cookies técnicos: são os necessários para o correto funcionamento do website e utilização de diferentes opções e serviços oferecidos, por exemplo, identificar a sessão do usuário, personalizar a interface da página, permitir a reprodução de conteúdos de vídeo ou mostrar o banner com o aviso acerca do uso de cookies, etc.:
o Cookies de personalização: permitem ao utilizador aceder ao serviço com algumas características de caráter geral predefinidas em função de uma série de critérios do equipamento do utilizador, por exemplo, idioma, tipo de navegador a partir do qual acede ao website, configuração regional, etc.:
o Cookies de análise: são os que, tratados pelo titular do website ou terceiros, permite o seguimento e análise do comportamento de utilizadores do website, quantificar números de utilizadores e assim realizar a medição e análise estatística de utilização do website através de informação agregada ou de caráter estatístico;
o Cookies de publicidade: são os que permite a gestão, da forma mais eficaz, de espaços publicitários que, quando aplicável, o titular tenha incluído no website com base em critérios como o conteúdo editado ou a frequência com a qual se mostram os anúncios;
o Cookies sociais: são os que são necessários para as redes sociais externas (Facebook, Google, Twitter, Pinterest, Instagram, etc.) sendo a sua função a de controlar a interação com os widgets sociais dentro do website.
2. QUE COOKIES UTILIZA ESTE WEBSITE?
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros com a finalidade de garantir o funcionamento do mesmo, bem como recolher informação acerca do uso do website e analisar os seus hábitos de navegação com o objetivo de facilitar a sua navegação, garantir o acesso a determinadas funções e melhorar os hábitos de navegação.
A SABA utiliza o sistema de medição de audiência Google Analytics, que consiste numa ferramenta de obtenção e análise de informação de navegação que permite conhecer como interagem os utilizadores do website. A Google Analytics é um serviço prestado pela Google, Inc., uma empresa com sede nos Estados Unidos. Abaixo indica-se o link no qual pode consultar os tipos de cookies que utiliza a Google Analytics e o seu período de vigência:
https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage?hl=es
Se o utilizador prestar o seu consentimento, o website utiliza cookies de publicidade. Detalhamos abaixo os cookies utilizados no website:
COOKIE TIPO OBJETIVO DURAÇÃO
JSESSIONID
Técnica Este cookie é usado para identificar a sessão aberta entre o seu navegador e o portal. Também permite que o portal lembre-se de determinadas configurações, por exemplo, se você estiver conectado à Área Privada. Ele é removido automaticamente toda vez que o navegador é fechado
Sessão
COOKIE_SUPPORT
Técnica Este cookie verifica se os cookies estão ativados pelo seu navegador. Alguns dos serviços do site precisam trabalhar com cookies.
1 ano
GUEST_LANGUAGE_ID
Personalização
Este cookie é usado para identificar preferências de idioma.
1 ano
_gcl_au
Google Analytics
Este cookie é usado pelo Google Analytics para entender a interação do usuário com o site.
2 meses
_ga
Google Analytics Este cookie é instalado pelo Google Analytics. É usado para calcular visitantes, sessões, dados da campanha e rastrear o uso do site para análise do site. Os cookies armazenam informações anonimamente e atribuem um número gerado aleatoriamente para identificar visitantes únicos.
2 anos
_gid
Google Analytics Este cookie é instalado pelo Google Analytics. É usado para armazenar informações sobre como os visitantes usam um site e ajuda na criação de um relatório analítico sobre o desempenho do site. Os dados coletados incluem o número de visitantes, a fonte de onde eles vêm e as páginas visitadas anonimamente.
1 dia
MUID
Publicidade Usado pela Microsoft como um identificador exclusivo. O objetivo deste cookie é sincronizar o ID em vários domínios diferentes da Microsoft para permitir o rastreamento do usuário.
1 ano
test_cookie
Publicidade Este cookie é definido por doubleclick.net. É usado para determinar se o navegador do usuário suporta cookies.
15
minutos
t_gid
Publicidade O cookie é definido por taboola.com. O cookie atribui uma identificação de usuário exclusiva aos usuários e usa essa identificação para veicular publicidade e conteúdo relevante.
1 ano
_fbp
Publicidade Este cookie é definido pelo Facebook para fornecer publicidade quando eles estão no Facebook ou em uma plataforma digital alimentada por publicidade no Facebook depois de visitar este site.
2 meses
fr
Publicidade O cookie é definido pelo Facebook para mostrar anúncios relevantes aos usuários e medir e melhorar anúncios. O cookie também rastreia o comportamento do usuário na Web em sites que possuem o pixel do Facebook ou o plug-in social do Facebook.
2 meses
3. COMO PODE GERIR OS COOKIES?
Pode a qualquer momento permitir, bloquear ou eliminar os cookies instalados no seu equipamento através das opções do seu navegador. Não obstante, a desativação dos cookies pode afetar o normal funcionamento de determinadas secções do website.
Dependendo do navegador utilizado, as opções de configuração de cookies poderão encontrar-se em diferentes secções. Pode consultar as instruções do seu navegador se desejar saber como bloquear ou permitir a instalação de cookies. Para os diferentes navegadores, encontrará informação nas seguintes ligações:
• Chrome: https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=pt
• Explorer: https://support.microsoft.com/pt-pt/help/17442/windows-internet-explorer-delete- manage-cookies
• Firefox: https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/cookies-informacoes-sites-armazenam-no- computador
• Safari: https://support.apple.com/pt-pt/guide/safari/sfri11471/mac
Se não desejar que a Google Analytics recolha informação pode instalar o seguinte plug-in da Google clicando na ligação https://tools.google.com/dlpage/gaoptout?hl=pt-BR.
Se desejar ter um maior controlo sobre a instalação de cookies, pode instalar complementos ao seu navegador, conhecidos como ferramentas de “Do Not Track”, que lhe permitem escolher os cookies que deseja permitir.
DATA: 26 de junho de 2020